Uma Perspectiva Histórica da IDPB

  Sua origem

A IDPB tem a sua origem no ano de 1957, simultaneamente na região Norte em Borba/AM e Sudeste em Bragança Paulista/SP, com a vinda de missionários americanos da Pentecostal Church of God, denominação que é fruto do movimento pentecostal da Rua Azuza e que teve sua fundação em 1919.
Os missionários que vieram ao Brasil inicialmente foram o Pr. John Willian King e Robert Fundenburg juntamente com suas famílias. Mais tarde outros missionários vieram cooperar com a expansão da IDPB.
O Primeiro pastor brasileiro da IDPB é o Pr. Raimundo Carneiro Pessoa que foi quem iniciou o trabalho em Borba e no Rio Madeira.



​Sua expansão

Para prosseguir em seu processo de expansão a IDPB precisa treinar seus obreiros que em sua maioria eram homens simples e de poucas letras. Assim surgiu a Escola Bíblica Central do Brasil com a primeira turma em 1964-1965. A EBCB teve papel preponderante na IDPB até a década de 80, quando se iniciou o processo de regionalização do ensino teológico da IDPB, principalmente no Amazonas, com a SEBAETE e o IBIPAM, ambos iniciativa do Pr. Neri Campos.


A EBCB também foi essencial na expansão da IDPB em Minas Gerais, muito embora as primeiras igrejas mineiras tenham surgido antes da primeira turma da EBCB, foi a partir da presença dos alunos que apoiavam os novos trabalhos que o crescimento dessas igrejas teve impulso.


Podemos afirmar que a Educação Teológica foi e continua sendo fundamental para a expansão da IDPB.  

Confira o Informativo:
Visite o site oficial da PCG:

História da PCG

O nascimento da Pentecostal Church of God (PCG) ocorreu como resultado de um mover de Deus que começou muitos anos antes que a PCG fosse formado. No fim do século 19 no meio de um movimento de santidade, levantou-se uma nova ênfase no livro de Atos e a restauração do Batismo no Espírito Santo. Um homem chamado Asa Mahan publicou seu livro, Batismo do Espírito Santo em 1870. Esse livro impactou grandes líderes evangélicos como A.J. Gordon e Dwight L. Moody. Por causa disso, o nome Pentecostal começou a ser usado para varias organizações e publicações.


No ano 1898 um homem chamado Charles F. Parham e sua esposa deram início a Bethel Healing Home (A Casa de Cura de Betel) em Topeka, Kansas, EUA. Durante a infância de Parham, ele sofreu varias doenças e continuou sofrendo até o dia que Deus curou todas as suas enfermidades e o chamou para o ministério. Então, a doutrina de cura divina entrou na teologia dele. Ele começou a casa de cura e depois em 1900 ele abriu a Escola Bíblica de Betel. No início da Escola, Parham ensinou sobre arrependimento, conversão, consagracão, santificação, e cura divina. Quando Parham saiu da escola durante três dias de férias para pregar em Kansas City, ele mandou os alunos estudarem o que a Bíblia nos mostra como evidência do Batismo do Espírito Santo. Ele voltou no dia 31 de Dezembro e liderou um culto pela manhã. Quando os alunos revelaram o resultado da sua pesquisa, Parham ficou surpreso. Todos eles reportaram a mesma coisa, que a prova do Batismo no Espírito Santo era eles falarem em outras línguas.


Naquela noite, dia 31 de Dezembro 1901, eles tiverem uma vigília aonde mais ou menos 115 pessoas estavam presentes. Durante três dias os alunos buscaram o Senhor e no dia 3 de Janeiro, Parham foi pregar numa outra igreja e quando ele voltou ele achou o lugar de oração deles cheio da glória de Deus. Uma mulher reportou que línguas de fogo apareceram sobre suas cabeças.  Naquela noite, Charles F. Parham recebeu o Batismo no Espírito Santo também. Através desse derrame da glória de Deus, muitas curas aconteceram também. Esse avivamento foi levado a Joplin, Missouri, EUA em 1904 e a mensagem Pentecostal foi implantada ali.

Em 1905, Parham sentiu pressionado a se mudar para Houston, Texas/EUA e estabelecer seu ministério em uma Escola Bíblica na cidade. Um dos seus alunos foi um homem negro, William J. Seymour. Depois, William J. Seymour foi chamado para pregar em Los Angeles, Califórnia e no dia 9 de Abril de 1906, o poder de Deus caiu e um avivamento de Deus chamado o Avivamento da Rua Azuza começou. A mensagem desse avivamento e outros moveres de Deus foi passado através de revistas e outras publicações. Em 1915 George Brinkman de Chicago começou um jornal chamado The Pentecostal Herald. Esta publicação falou sobre as notícias e testemunhos de reuniões e cultos Pentecostais em toda parte dos Estados Unidos. Os temas mais comuns foram profecia, cura divina e o Batismo no Espírito Santo. Em 1918 George Brinkman foi colocado como pastor da Igreja Pentecostal Herald Mission em Chicago. Em abril do mesmo ano, ele publicou uma circulação anual de 550.000 exemplares.

Em Outubro de 1919 o presidente da Igreja Assembléia de Deus, J. W. Welch, estava desencorajando as suas igrejas de receber o jornal de Brinkman, querendo que elas fossem fiéis ao jornal oficial da Assembléia de Deus. Depois de uma reunião com a liderança da Assembléia de Deus, Brinkman sentiu que isso era injusto na forma que foi oferecido pois eles queria tomar conta do jornal do Brinkman, mas deixando ele ser o editor do jornal, por causa do seu alcance e sua popularidade, então a liderança em Chicago teve uma reunião no dia 5 de Novembro para estabelecer uma junta administrativa para o jornal solicitando reconhecimento oficial do jornal The Pentecostal Herald. George C. Brinkman, antigamente, tinha feito toda impressão e publicações para a Assembléia de Deus, mas como a denominação cresceu e prosperou, eles não precisavam mais dele, nem do seu jornal.

Então através da vida dele, e outros homens de Deus, a Assembléia Pentecostal dos EUA (futura PCG) foi estabelecida em 1919 com John C. Sinclair eleito como o primeiro presidente da junta, e o jornal The Pentecostal Herald virou uma publicação nacional. Na conclusão dessa convenção histórica, um novo movimento nasceu que ia construir ministérios em todo parte do mundo, impactando vidas inumeráveis para Cristo.



Nos primeiros anos, a liderança da Assembléia Pentecostal dos EUA, além de pastorearem suas igrejas, também tinham seus trabalhos seculares. Em 1920, a segunda convenção foi realizada e John G. Lake foi o palestrante para a convenção. Pastor Lake também serviu como o presidente do distrito do noroeste dos Estados Unidos, cumprindo um papel importante no inicio dessa nova denominação. Na terceira convenção em 1921, Edward Matthews foi eleito como o Presidente Nacional da Junta. Em 1922, o nome da denominação foi mudado para ser a Pentecostal Church of God (PCG), e o nome do jornal oficial foi mudado para ser chamado The Pentecostal Messenger sendo sua revista oficial até hoje.

Em 1928 o Ministério Nacional de Jovens foi estabelecido, e seguindo isso em 1929 o Ministério Nacional de Missões Mundiais também foi estabelecido. Antes que o Ministério de Missões Mundiais fosse estabelecido, a denominação estava investindo em missões em varias partes do mundo. O relatório de 1919 mostra que $1.800,00 foram dados para missões para a  Índia, China, Japão, África, Egito, Nicarágua, Argentina, e Libéria. Os primeiros missionários receberam credenciais da PCG em 1922. Em 1949 um diretor de tempo integral de Missões Mundiais foi eleito. George Doyal, que antes era missionário foi eleito para servir nessa posição. Depois em 1951, William I. Nye foi eleito como diretor e ele serviu até 1963, guiando esse novo ministério durante uma época de expansão e consolidação. Em 1956, o missionário Robert Funderburg estabeleceu o ministério da PCG no Brasil.



No ano de 1946, o Instituto Bíblico Pentecostal foi estabelecido nos Estados Unidos. O Ministério Nacional de Missões Indígenas deu-se inicio no ano de 1949, e em 1951 o escritório nacional do PCG se mudou para Joplin, Missouri EUA aonde ainda existe até hoje. 1953 trouxe a formação do Departamento Nacional de Educação Cristã para a PCG, e em 1957 o Ministério Nacional de Mulheres nasceu. O ministério de homens, Homens do Rei, foi estabelecido em 1975, e o ministério de evangelismo e missões nacionais começou em 1981. No ano de 1982 começou um novo ministério nacional para os idosos, e em 1987, Messenger College foi estabelecida como a Escola Bíblica para a PCG.


Deus tem feito grandes coisas na história da Pentecostal Church of God, e Ele vai continuar! Através do Espírito Santo de Deus nós temos o poder e autoridade para curar os enfermos, libertar os cativos, proclamar e profetizar a palavra dEle, falar em outras línguas, e fazer obras maiores!!  Nós Somos PCG!

Rua Carauari Nº 2058 Redenção
Expediente: Seg / Sex - 8h/ 12h - 14h/18h

Manaus - AM

(92) 3342-4014

ESCRITÓRIO NACIONAL - MANAUS /AM

  • Facebook - White Circle
® 2018 by IDPB Nacional